Junho Vermelho: mês de conscientização para a doação de sangue
O Colégio Imaculada Conceição, Rede Filhas de Jesus, apoia esse gesto de amor e solidariedade.
O dia 14 de junho é o Dia Mundial do Doador de Sangue. Por isso, o mês de junho foi destacado para conscientizar e incentivar a população sobre a importância de ser um doador. Devido aos períodos de Outono e Inverno, épocas em que há um aumento das infecções respiratórias, as doações estão em baixa.
Durante todo o mês de junho, a campanha Junho Vermelho, fica em foco com destaque para a importância dessa ação solidária que pode ser realizada de forma rápida e segura. É essencial, enfatizar que, uma única doação é capaz de salvar até quatro vidas.
![]() |
![]() |
![]() |
Não existe nenhum substituto para o sangue, e sem estoques adequados, muitas vidas podem ser perdidas. Todos os dias, acontecem diversas situações que se fazem necessárias o uso de bolsas de sangue, pacientes que precisam de transfusão devido a acidentes, cirurgias, queimaduras, entre outras situações, assim, como pacientes acometidos por leucemias e anemias que precisam de transfusões periodicamente como parte do seu tratamento.
O Colégio Imaculada Conceição, Rede Filhas de Jesus, está sempre comprometido com as campanhas que envolvem a solidariedade e o amor, pois, como educadores, acreditamos que o conhecimento e a conscientização salvam vidas. As colaboradoras do Polo Agostinho Pestana, Rosângela e Marisa estiveram em nossa escola conversando com os alunos do Ensino Médio e com os educadores sobre a importância desse ato de generosidade e esse encontro rendeu frutos com o projeto “Doadores do Futuro”.
![]() |
![]() |
![]() |
Assim, sábado, dia 02/07, alguns educadores e alunos, com a autorização de suas famílias, estiveram no Polo de Saúde Agostinho Pestana e doaram sangue. Foi a concretização deste gesto que nos faz sentir como “super heróis” salvando a vida de tantas pessoas.
:: Quem pode doar?
A princípio, os voluntários que fazem a doação de sangue, passam por uma triagem para avaliar sua condição de saúde e verificar se estão aptos a realizar a doação, pois devem estar em boas condições de saúde.
Pessoas com idade entre 16 e 69 anos podem se candidatar como voluntário, porém a primeira doação de sangue deve ser realizada até os 60 anos, 11 meses e 29 dias. Doadores com 16 e 17 anos de idade podem doar mediante autorização formal dos pais e/ou responsável legal e apresentação do documento de quem assinou a autorização. Não tem risco nenhum para a saúde do doador, pois tudo é muito bem organizado e visando a saúde e o bem-estar do doador.
As doações acontecem nas quintas-feiras, no Polo anteriormente citado, das 8 h às 16 h.
:: Alguns depoimentos
“Doar sangue é único. Me faz muito bem e eu realmente espero poder ajudar mais e mais pessoas! É um gesto muito simples, mas de muita importância! Seja um doador também!”
Maíla – Assistente de pastoral
“Doar sangue para mim foi uma experiência muito nova e como tudo que é novo na vida, causa medo e ansiedade. Apesar do nervosismo e quase querer voltar atrás com a ideia, foi um momento único e me fez ter o coração quentinho, porque doar uma coisa sua para salvar vidas e ainda mais de quem você não conhece, te deixa muito feliz e realizado e se sentindo mais perto de Deus.”
Giovanna Marques Carvalho – 3o ano EM