Turma de 1972 – Celebrando 50 anos com amor e alegria.
No dia 02 de junho, as alunas da turma de 1972 do Colégio Imaculada Conceição, Rede Filhas de Jesus, celebraram 50 anos de formadas. Uma manhã de muita emoção, histórias e lembranças, recordando cada etapa vivida nesta instituição centenária.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
A diretora do Colégio Imaculada, Conceição Zambrano, acolheu as formandas, seus professores e familiares que prestigiaram o evento, falando sobre o orgulho de recebê-los e a alegria de celebrarmos um momento tão especial como Família Imaculada.
A aula da Saudade ministrada pela Ir. Catharina, professora de Biologia, realizada na sala de aula, relembrou momentos marcantes e foi mencionado o nome de cada aluna, integrando de forma afetiva o passado e o presente, através da aula de Anatomia.
As alunas do 7° ano do Ensino Fundamental, Júlia, Isadora e Nicole, vestidas com o uniforme da época e o vestido do baile, encenaram situações cotidianas vividas pelas alunas da turma de 1972. Na capela, receberam uma benção e tiveram um momento de Ação de Graças, ministrado pelo Monsenhor Antônio Chammel e homenagearam Nossa Senhora, sendo a Imaculada Conceição coroada pela formanda e ex-professora de Língua Portuguesa do Colégio, Ângela Ignez. O manto foi colocado por Mírian e o terço por Lecy. A aluna Papá, formanda de 1972, foi a oradora da turma como aconteceu há 50 anos.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Encerramos o evento com as palavras dos professores Luiz e Maria Alice. As ex-alunas visitaram o Colégio, em especial a Gruta e o Memorial do Centenário. À noite, aconteceu o evento social que permitiu uma maior interação, inclusive com a participação da Professora Maria Eugênia. O Hino do Colégio, cantado pelos presentes, engrandeceu-nos como educadores do Imaculada, demonstrando que a formação humano-cristã recebida se mantém por todos estes anos na memória e no coração destas pessoas tão queridas.
![]() |
![]() |
![]() |
Turma de 1972 do Colégio Imaculada Conceição, Rede Filhas de Jesus
Celebrando 50 anos com amor e alegria
Uma mensagem da oradora da turma, a nossa querida Papa.
“Queridos colegas, professores e Irmãs FI.
Estamos muito felizes com a presença de vocês nesse momento único da história de nossas vidas. Somos muito gratas pela generosidade e a delicadeza de aceitarem nosso convite.
Não sei como me tornei oradora da turma de 1972. A Ângela Ignês sugeriu repetir o roteiro, mas confesso, não me lembro de como se deu o processo.
Estou muito honrada com a indicação pra falar aqui, significa muito pra mim. Obrigada a vocês por esse presente.
Também não me lembro do discurso, mas geralmente, todos os discursos, nessa fase de vida, repetem uma certa “originalidade”. Frases do tipo “vencemos uma etapa de nossas vidas… à nossa frente está o futuro, que nos espera… o colégio preparou nossa bagagem, gratidão aos nossos professores, o esforço de nossos pais… etc etc.” com certeza, estavam lá.
A verdade, meninas, é que empreendemos nossa travessia que chamamos futuro. Cada uma a seu modo, com seus meios, na companhia que escolheram, estamos há 50 anos fazendo o percurso chamado futuro. E conscientes ou não, às vezes mais nítida, outras mais difusa, nossa bagagem está impregnada do som, do cheiro, o sabor e o calor daqueles anos que passamos aqui, no nosso Imaculada.
Contudo, vai muito além de só lembranças.
Essa é a parte perceptível, é o nome que damos para uma vivência que traduzimos ora num poema, em uma foto, uma roupa, uma música … enfim, lembrança é a palavra, mas é muito mais.
Como o vento esculpe a rocha, assim também, nossa convivência aqui no colégio por 10, 11 anos foi a brisa de formação que moldou muito do que somos e algumas vezes a brisa virou ventania!
E não falo apenas da relação bilateral, educador – aluno, é mais ampla, multilateral. No microcosmo que se estendia entre a incrível claridade da sala de aula, os longos corredores por onde deslizávamos até quase levantar vôo, os banheiros impecáveis, até o pátio, ou nosso recanto de confidências … éramos um só corpo, formado de muitas partes, atraídas pelo desafio das grandes e pequenas descobertas.
A gente não sabia, mas ali, a nossa vida ia sendo forjada na convivência. Por isso, amamos tanto esse baú cheio de relíquias que está aqui no Colégio Imaculada. A soma de tudo que vivemos aqui e que convencionamos chamar lembranças.
E nessa dimensão, meninas, não há tempo, nem espaço (lembram da frase do Fernão Capelo Gaivota?). Aqui hoje somos 42, estamos todas presentes.
Navegando pelas mensagens, os diálogos, fotos no grupo, fiquei pensando como poderia sintetizar o nosso presente. Acho que somos como aquela árvore que, do alto, não sente perder as folhas nem quando o vento forte, a chuva, a geada e o sol lhe resvalam pelo tronco, cujas raízes profundas a sustentam, ela está lá firme, inabalável e seus galhos acolhem os ninhais.
Vida longa às nossas queridas mestras!
Vida longa ao nosso querido mestre!
Vida longa ao Imaculada!
Vida longa às meninas do terceiro ano!
Viva nossa turma de 1972!
Deixe um comentário