CIC-Leo – História de infância com avô é tema do novo livro de Juliana James

História de infância com avô é tema do novo livro de Juliana James

Em O Segredo do Cofre Verde, autora juiz-forana trata temas como saudade, perdas e valores pessoais.
Habituada a escrever histórias para o público infantil – 13 obras já publicadas – a autora juiz-forana Juliana James acaba de lançar o livro “O Segredo do Cofre Verde” (Editora Paratexto), inspirado em memórias do seu avô Chico.
Juliana James é pedagoga, especialista em Literatura Infantil e Juvenil, além de professora de teatro.

Todo o enredo da história se passa em torno de um cofre verde, onde o avô de Juliana guardava suas relíquias e muitos mistérios. “Esse cofre ficava no quarto do meu avô Chico e, quando crianças, eu, minha irmã e meus primos ficávamos loucos para descobrir o que ele guardava lá dentro. Como ele era um grande contador de causos, nosso imaginário viajava diante daquela caixa verde, imponente e misteriosa”, descreve Juliana.

“O Segredo do Cofre Verde” é um passeio nas memórias afetivas de Juliana com seu avô e, mais do que isso, é um convite para o público ir além do livro. Nas páginas desta obra, os leitores são levados a conhecer algumas citações de obras clássicas que marcaram a infância de uma geração, como o conto “A pequena vendedora de fósforos”, do dinamarquês Hans Christian Andersen, ou a história do fantasminha Pluft, de Maria Clara Machado.
Entretanto, o que mais instiga a leitura é saber o que de fato havia dentro daquele cofre. Mas, para ser revelado, o leitor precisa resolver um enigma matemático que leva à combinação de abertura do cofre. Ilustrado pela jornalista, fotógrafa e artista visual Tais Marcato, cuja produção é marcada por uma fotografia expandida que se apropria de outras linguagens artísticas da construção da narrativa. O Segredo do Cofre Verde da Editora Paratexto teve seu pré-lançamento no Colégio Imaculada Conceição, Rede Filhas de Jesus, no dia 06 de agosto e no dia 07 de agosto, no Teatro Paschoal Carlos Magno, em Juiz de Fora.

Este evento faz parte do Projeto de Leitura do Colégio Imaculada Conceição, idealizado pela bibliotecária Núbia Barbosa. Segundo Núbia, este trabalho incentiva a leitura de crianças e adolescentes, enfatizando que desenvolver o gosto por ler deve ser incentivado pela escola e pela família, oportunizando o aprendizado, o prazer e a curiosidade.