CIC-Leo – Celebração Eucarística – 9º ano EFI

Celebração Eucarística – 9º ano EFI

Queridas famílias e queridos alunos do 9º ano, Há quatro anos estamos juntos! Nos Encontros da Família com o Colégio, sempre disse que estávamos “soltando” pipas: dando linha, puxando a linha, ajeitando a rabiola e cuidando para que a pipa sempre estivesse virada contra o vento, pois se o vento estivesse na mesma direção em que a pipa vai voar, ela cairia no chão imediatamente. Assim, família e Colégio buscamos colocar as pipas para voarem em ambiente seguro e longe dos “fios de energia elétrica”. Agora chegou a hora de acreditarmos que as nossas pipas estão prontas para voarem mais alto ainda. Como educadores “antenados” e comprometidos, compreendemos que a “receita” ideal é aquela que percebe o aluno como um todo para que possa desenvolver uma aprendizagem significativa, de qualidade e integralmente. Esta sempre foi a nossa maior missão! Nossos alunos estão preparados para o Ensino Médio que será um voo que exigirá muito esforço e dedicação! Aos nossos alunos deixamos a nossa gratidão, o nosso eterno amor, o nosso carinho e, acima de tudo, a amizade que construímos ao logo desses quatro anos. Sempre buscamos, como educadores, o equilíbrio entre a “serenidade e a firmeza”; o respeito às individualidades; procuramos incentivar as boas práticas mostrando possibilidades de que o empenho e a dedicação são fatores essenciais para o tão almejado sucesso nos objetivos traçados como projeto de vida, pois o mundo em que vivemos é real e ele necessita de jovens dinâmicos, argumentadores, que se posicionem e que solucionem os seus problemas e desafios com sabedoria, resiliência, flexibilidade e perseverança! Queridos alunos, vocês são as nossas “pipas”! As famílias e toda a comunidade educativa do Colégio demos a “linha” e agora os deixamos voar em busca dos seus sonhos acreditando que sempre serão fundamentados em todas as experiências de vida e valores que foram significativamente trabalhados em seu crescimento e desenvolvimento. Mas, se vocês perceberem que a pipa está caminhando para uma zona de perigo, conte conosco! Te ajudaremos a puxar a linha de volta o suficiente para acertar a rota novamente. Deus esteja sempre com vocês. Beijos nos corações.
Mariângela

Para pessoas especiais,
Este foi um ano atípico, em que vivemos uma montanha russa de emoções; o medo e a insegurança tomaram conta de nossos pensamentos. Nós nos vimos longe de nossa rotina, da escola ou do trabalho, mas sobretudo longe das pessoas. Em meio a tantos altos e baixos, quem diria que algo tão simples, que, às vezes, passa despercebido como um abraço, um aperto de mão ou um singelo sorriso nos fizesse tanta falta ??Sentimos medo do desconhecido, angústia por não saber o dia de amanhã, raiva por estarmos isolados e, por muitas vezes, não podermos estar juntos de quem amamos, mas, acima de tudo, sabíamos que não estávamos sozinhos e que teríamos alguém para nos ajudar a seguir nossa caminhada, mesmo que de uma maneira inesperada.
Sempre ouvi dizer que é “em grandes dificuldades que aprendemos a dar valor às pequenas coisas” e, infelizmente, é preciso dizer que o autor dessa frase estava certo.
Diante de todas as incertezas, nós nos apegamos às pessoas, passamos a dar mais carinho e atenção a elas e percebemos que o que realmente importa não é o “Ter” e sim o “Ser”. Dessa maneira, constatamos o valor imensurável dos momentos que colecionamos pela vida, verdadeiros presentes.
O planeta Terra não para de girar e nós não poderíamos ficar parados. Então, aliamonos à tecnologia, contra a qual muitos se posicionavam sob a alegação de que atrapalhava no aprendizado, mas venho lhes dizer que tudo é questão de equilíbrio.
A cada dia tínhamos um novo desafio, estávamos fora da zona de conforto da nossa rotina e foi preciso muita força de vontade e disciplina não só nossa, mas um empenho conjunto de todas as famílias para chegarmos até aqui, pois afinal o sucesso não se alcança sozinho.
Quando olhamos para o lado e vemos alguém que está sempre presente, alguém que nunca nos deixa desanimar, aqueles que nos momentos difíceis nos dão colo, nos enchem de coragem e que lutam para nos ver felizes, pessoas às quais só podemos ser gratos. Sentir gratidão é revelar a bondade que vive em nosso coração, é espalhar o melhor de nós e ter sabedoria de que na vida há sempre um motivo para sorrir.
Contudo, não faz sentido começar um ano novo se não for agradecendo pelo que temos de mais importante na vida: vocês! Gostaria de agradecer às nossas famílias por serem nosso alicerce, principalmente, neste ano controverso, e nos mostrarem que é possível, mas para isso é preciso querer e correr atrás dos nossos sonhos para alcançar nossos objetivos.
Encerramos aqui mais uma etapa, a qual dará lugar a uma nova descoberta, ao início de uma nova caminhada que nos levará a mais um momento muito importante: a escolha de nossas futuras profissões. No entanto, em nossos corações fica a certeza de que fizemos uma trajetória brilhante, em que adquirimos conhecimento, mas, acima de tudo, conhecemos pessoas, fizemos amigos, os quais levaremos para a vida toda.
Portanto, meus amigos e famílias que nunca nos falte a esperança de que dias melhores virão!!
Maria Fernanda Rodrigues Gonçalves

Professores, funcionários, equipe diretiva e colegas de turma, Esta celebração representa uma conquista rumo a uma nova etapa no nosso processo de aprendizagem. Concluir o Fundamental é, sem dúvidas, um avanço significativo dentro de uma caminhada que está apenas iniciando. A busca pelo saber será uma contínua tarefa que se renovará a cada instante e estágio da nossa vida. Viver intensamente, com responsabilidade e determinação, cada uma dessas etapas nos proporciona imenso orgulho, por estarmos evoluindo academicamente e nos preparando para o pleno exercício da vida, da realização pessoal e profissional. Sabemos que educar é uma tarefa árdua e contínua, que exige muito amor e dedicação e neste momento delicado e atípico, vocês precisaram se reinventar e fizeram isso da melhor forma possível. O amor está nos detalhes da entrega e do fazer a diferença na vida dos alunos, mesmo que por detrás da tela de um computador ou celular. A parceria família/escola é extremamente importante porque, além de um colégio, o CIC se torna uma segunda casa. A escola se fez cada vez mais presente na luta por um mundo melhor e na transformação da sociedade pois, além de possuir um excelente ensino, ensina valores fundamentais na formação humana: fraternidade, amor, respeito, solidariedade, gentileza e outros ensinamentos que cada um levará para a vida toda. Que vocês nunca percam a essência, o amor e a afetividade por nós, alunos, a capacidade de ver em cada estudante um ser único. A vocês, que nos ensinam a cada dia sermos pessoas, alunos e filhos melhores e, principalmente, a vocês que lutam por uma sociedade e um mundo melhor, nosso carinho, nossa gratidão e nosso “muito obrigado”.
Larissa Locha